13 de abril de 2016

Reflexão - Especificidade e princípios metodológicos da Didática do Português

Didática em geral poderá ser entendida como a arte de ensinar, um conjunto de princípios, métodos e técnicas aplicáveis a uma disciplina, para que a aprendizagem se faça eficazmente. Será, assim, a interseção das vias pedagógica, científica e metodológica.

O professor de Português deverá ser aquele que produz e reproduz a sua competência falante, a sua capacidade de observar, descrever e interpretar. Tem de estar informado sobre todos os campos da Língua, de modo a ser um utilizador proficiente da mesma, assim como um utilizador consciente de estratégias de ensino. Assim, reconhecerá que está a formar alunos fluentes, competentes e críticos, treinando-os tendo em conta os valores individuais.



Dado que não se pode ensinar uma língua desconhecendo como se ensina, os professores de Português deverão ter uma formação que promova a análise e reflexão sobre os objetivos específicos da sua função, atuando didaticamente. O aprendente é o mais importante centro da aprendizagem.
Segundo Reis & Adragão (1989), "...ensinar a língua materna é tarefa que pouco se assemelha à dos outros docentes e exige uma atitude didática original e consistente".

Especificidade da didática da Língua Materna

A Didática da Língua Portuguesa ocupa um lugar muito peculiar no ensino, em particular na relação que se estabelece entre o professor e os alunos, uma vez que o código linguístico que é ensinado não é desconhecido dos alunos, também falantes nativos da mesma língua, que a dominam em diferentes graus de proficiência, mas que a dominam e conhecem (Reis & Adragão, 1989).
Quanto aos conteúdos relacionados com a literatura, o funcionamento da língua, as técnicas de análise de texto ou de escrita, estes são apreendidos pelos alunos como algo novo, à semelhança das outras disciplinas. Relembre-se que os alunos estão permanentemente expostos ao uso da Língua Portuguesa, e à sua utilização, em todos os contextos do seu quotidiano, pelo que o ensino de um conteúdo tão conhecido de todos é inevitavelmente diferente do ensino de outra disciplina (Reis & Adragão, 1989). 
Desta forma, o desenvolvimento da competência linguística, sociolinguística e pragmática confluem para aquilo que se poderá tornar o mais importante nas aulas de Língua Materna, ou seja, para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.

Princípios metodológicos da Didática da Língua Materna

Sendo o centro do processo ensino-aprendizagem, o discente torna-se mais importante do que propriamente os conteúdos que são lecionados na aula de Língua Materna. Cada aluno é um ser único e diferente, detentor de competências e de um ritmo próprio, sendo que a aprendizagem deverá ser efetuada por aquisições e enriquecimentos sucessivos.
O docente deverá ter a nítida consciência de que a língua é inata a todos os falantes e que a sua execução varia e sugere estratégias diversificadas. Comunicar oralmente ou por escrito, através da leitura e da escrita é um comportamento que deve ser regulado pelo professor, pois a ele cabe propor comportamentos verbais adequados a cada situação e eficientes no alcance dos objetivos definidos.
As aulas de Português devem assegurar que a aquisição e o aperfeiçoamento das componentes da prática da língua que acontecem nas aulas se caracterizam pela diferenciação face às que acontecem noutros contextos, formais ou informais, de aprendizagem, como lugar singular de treino e de consciencialização linguística.
É crucial que o professor proporcione instrumentos de modo a que os alunos sejam capazes de relacionar a língua consigo mesmos numa tripla perspetiva: a língua como objeto de conhecimento (aspeto cognitivo), como objeto de fruição (aspeto lúdico/afetivo) e como objeto de comunicação (Figueiredo, 2005).


Refe
rências Bibliográficas
  • Amor, E. (1996). Didáctica do português. Lisboa: Texto Editora.
  • Buescu, H. C., Morais, J., Rocha, M. R., & Magalhães, V. F. (2015). Programa e metas curriculares de português do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
  • Departamento da Educação Básica - DEB - Ministério da Educação. (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico – competências essenciais. Lisboa: Ministério da Educação.
  • Figueiredo, O. (2005). Didáctica do Português Língua Materna – dos programas de ensino às teorias, das teorias às práticas. Porto: Edições ASA.
  • Reis, C., & Adragão, J. (1989). Didáctica do Português. Lisboa: Universidade Aberta.

1 comentário:

  1. Bom dia Elisabete,

    Sou aluno de mestrado em Ensino de Português Língua Estrangeira. A senhora é professora de Geografia e português e a minha dissertação trata do papel que pode ter a geografia e o património no ensino da língua (neste caso língua segunda ou estrangeira). A sua experiência pode ser interessante pra mim já que ensina ambas as disciplinas. Obrigado!

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