25 de abril de 2016

Aprender a ler: uma revolução no cérebro
Stanislas Dehaene: “desconfio de cartilhas cheias de desenhos e pouco texto. Existe um risco enorme de os alunos memorizarem as posições fixas de cada palavra. Dão a impressão de saberem ler, mas não sabem”
http://revistaneuroeducacao.com.br/aprender-a-ler-uma-revolucao-no-cerebro/

13 de abril de 2016

Reflexão - Especificidade e princípios metodológicos da Didática do Português

Didática em geral poderá ser entendida como a arte de ensinar, um conjunto de princípios, métodos e técnicas aplicáveis a uma disciplina, para que a aprendizagem se faça eficazmente. Será, assim, a interseção das vias pedagógica, científica e metodológica.

O professor de Português deverá ser aquele que produz e reproduz a sua competência falante, a sua capacidade de observar, descrever e interpretar. Tem de estar informado sobre todos os campos da Língua, de modo a ser um utilizador proficiente da mesma, assim como um utilizador consciente de estratégias de ensino. Assim, reconhecerá que está a formar alunos fluentes, competentes e críticos, treinando-os tendo em conta os valores individuais.



Origem do termo "didáctica"

A palavra didáctica vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar.